quinta-feira, 18 de março de 2010

SÓ FALTA UM POUCO DE AZEITEII Reis 4.1-7
Tema Específico: O cuidado das igrejas para com as famílias de seus líderes.Propósito Geral: Ético ou Moral.Idéia Central do Sermão: Este texto bíblico contém uma grande verdade:
A IGREJA TEM UM COMPROMISSO DE AMORPARA COM AS FAMÍLIAS DE SEUS LÍDERES.
Frase de Efeito: _____________________________________________
Pergunta de Ligação: - Quais foram as MANIFESTAÇÕES deste compromisso de amor de Eliseu para com a família do seu "seminarista" morto?1a. MANIFESTAÇÃO: ELISEU OUVIU A VIÚVA (vs 2)Tema do Meio: Empatia.Explicação: Eliseu ouviu a viúva com real interesse de ajudá-la. Ilustração: _____________________________________________Fundamentação: Tiago 1.19: "Seja pronto para ouvir".Opinião Contrária: _____________________________________________Ponto-Cruz: Mesmo em sua hora mais difícil, Jesus teve ouvidos para o ladrão que estava morrendo ali ao seu lado.Glorificação: Glória a Deus, pois Ele tem-nos ouvido em nossas angústias.Aplicação: Temos o dever de dar ouvidos aos sofrimentos destas famílias. Não podemos mais fazer de conta que eles estão bem.Apelo do Meio: Sejamos empáticos. Ouçamos com real interesse de ajudar.
2a. MANIFESTAÇÃO: ELISEU AGIU EM FAVOR DELA (vs 3-4)Tema do Meio: Ação positiva.Explicação: Eliseu buscou uma solução. Aquela mulher disse que não tinha nada, exceto um pouco de azeite e foi a partir daí, a partir da realidade dela que Eliseu provocou uma reviravolta na situação.Ilustração: _____________________________________________Fundamentação: João 21.3-6: A pescaria maravilhosa (depois da ressurreição).Opinião Contrária: Alguns dizem: "Temos que ensinar a pescar e não dar o peixe". É verdade, então saia do discurso e ensine-os a pescar.Ponto-Cruz: Jesus sempre agia em nosso favor, especialmente lá na cruz.Glorificação: Aleluia. Deus seja louvado pela solução do pecado.Aplicação: Se Deus agiu em nosso favor, temos também o dever de agir em favor destas famílias. Muitas igrejas até fazem de conta que as ouvem, mas o desafio lhes parece tão grande que acabam se "esquecendo" de tomar medidas cabíveis. Busquemos soluções. Muitas vezes elas têm "um pouco de azeite", basta ajudá-las a multiplicar o que têm. Buscar soluções em sua própria realidade. Incentivar. Apoiar. Apelo do Meio: Vamos arregaçar as mangas? Vamos agir por fé e amor, e não fugir de medo?
3a. MANIFESTAÇÃO: ELISEU ORIENTOU-A (vs 7)Tema do Meio: Orientação às famílias dos líderes.Explicação: Diante da fartura imediata, talvez aquela mulher ficasse tentada a pagar apenas parte da sua dívida, mas Eliseu a instruiu quanto ao que devia fazer. Ilustração: _____________________________________________Fundamentação: Isaías 55.2: "Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão?"Opinião Contrária: _____________________________________________Ponto-Cruz: Lá na cruz, através da morte do Seu Filho, Deus nos mostra o caminho.Glorificação: Aleluia, quem crê em Jesus nunca ficará confundido.Aplicação: Devemos orientar estas famílias. Muitas delas vivem em constante sofrimento por que lhes faltam as devidas orientações. Ouvir e agir, sim! Mas, também, orientar.Apelo do Meio: Orientemos as pessoas que Deus colocado sob os nossos cuidados.Conclusão:A igreja demonstra que tem um compromisso de amor para com as famílias de seus líderes quando as ouve com empatia, age em seu favor e as orienta.Apelo Final: Vamos, irmãos, vamos demonstrar que a nossa igreja aceita esta mensagem, que tem um compromisso de amor para com as famílias de nossos líderes. Mortos ou vivos.
DEUS SEJA LOUVADO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário